PROJETOS

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – TOUROS/RN
NÚCLEO EXPANSIVO CURSO E ESCOLA   
   
Projeto: Meio Ambiente
Tema: “NECE no caminho da sustentabilidade urbana”
Por que ser sustentável?


Duração: 27 de Fevereiro a 13 de Novembro de 2014
Justificativa:
Com o avanço da tecnologia e o crescente aumento populacional, a atividade humana vem causando impactos cada vez maiores ao meio ambiente e a própria sociedade. O que durante muito tempo foi visto como fonte inesgotável de recursos.
Aqui em Touros a população precisa compreender que a sustentabilidade está ligado ao processo de continuidade. Ela trata das necessidades das pessoas em optarem em seus processos diários, ações que visem atender as necessidades da geração atual, sem prejudicar o meio ambiente, para atender as gerações futuras.                                               
Objetivos:
1.    Conscientizar a população local no consumo adequado da água e energia;
2.    Conscientizar as pessoas a reciclar e também colocar lixo no lixo;



Disciplinas:

Portuguesa
Matemática
Ciências
História
Geografia
Inglês
Arte
E. Religioso

Avaliação:
Será contínua.
Culminância:
Serão várias culminâncias, de acordo com as datas comemorativas e a distribuição de vasilhames de lixo na cidade no dia 13 de Novembro na grande  culminância do projeto.

Março

22 – Dia Mundial da Água

Será feito uma visita no dia 21/03 em uma sexta-feira a Lagoa de Captação de Touros no Conjunto Novo Horizonte as 8h00min com os alunos do 4º, 5º e 6º ano.

Abril

22 – Dia da Terra

Será plantado um jardim na escola pela manhã as 8h00min e pela tarde as 16h00min.

Maio

3 – Dia do Pau-Brasil.

Será distribuído na cidade de Touros mudas de Pau-Brasil pela tarde as 15h00min.


Julho

17 – Dia da Proteção das Florestas

        Será realizada uma aula de campo para o Chama Maré em Natal. Saída as 7h00min e retorno as 15h00min.

Agosto

14 – Dia do Controle da Poluição Industrial.

        Será realizada uma aula de campo para a fazenda de Adolfo em Boa Cica. Saída as 7h00min e retorno as 11h00min.

Setembro

20 – Dia Internacional da Limpeza de Praia

         Será feito uma campanha juntamente com os garis para limpar a praia da cidade de Touros pela manhã dia 19/09 a partir das 8h00min.


Outubro

15 – Dia do Consumo Consciente

       Será colocado um stander na feira livre da cidade de Touros para conscientizar a população a consumir apenas o necessário. A partir das 8h00min.



Novembro
13 – Dia da família na escola

Será feito uma caminhada a partir da 8h00min com as famílias  dos alunos da escola distribuindo vasilhames de lixo pela cidade.



Touros, RN, 17 de Março de 2014.






_________________João Nelo de Oliveira________________
Coordenação Pedagógica

I FEIRA NECE CULTURAL DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE TOUROS

 Ficheiro:Bandeira de Touros-RN, Brasil.png
O NECE: Núcleo Expansivo Curso e Escola está em comemoração aos 179 anos de Emancipação Política de Touros. 
Em 5 de Setembro de 1823 o povoado de Touros foi elevado à categoria de distrito. Em 1832 foi instituída a freguesia de Bom Jesus dos Navegantes e, em 11 de abril de 1833, a Resolução do Conselho do Governo Provincial elevou Touros à categoria de vila, tornando-se município do Rio Grande do Norte, desmembrado de Ceará Mirim e instalado em 26 de julho do mesmo ano. A resolução foi confirmada quase dois anos depois pela lei provincial nº 21, de 27 de março de 1835.
Na Quinta dia 27/03 estaremos com apresentações na escola comemorando o aniversário da cidade. 
PROGRAMAÇÃO
DIA 27/03-MANHÃ
7h00min: Chegada dos alunos na escola
8h00min: Entoar o hino de Touros em frente ao Centro de Turismo.
9h00min: Apresentações dos trabalhos realizados pelos professores e alunos.
Em seguida será servido o lanche.
11h00min, encerramento da aula com retorno dia 31/03.
DIA 27/03-TARDE
13h00min: Chegada dos alunos na escola
14h00min: Os alunos irão participar da Ação Cidadã
15h00min: Apresentações dos trabalhos realizados pelos professores e alunos.
Em seguida será servido o lanche.
17h00min, encerramento da aula com retorno dia 31/03.
PROJETO
"I FEIRA NECE CULTURAL DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE TOUROS"
BERÇÁRIO E NÍVEIS III, IV e V: AS DANÇAS CULTURAIS DE TOUROS
1º ANO: A ECONOMIA DE TOUROS
2º ANO: AS 7 MARAVILHAS DE TOUROS
3º ANO: O COMÉRCIO LOCAL
4º ANO: A PESCA EM TOUROS
5º ANO: A FEIRA LIVRE DE TOUROS
6º ANO: AS RELIGIÕES EM TOUROS

Projeto Páscoa Cristã no Nece.



Elaboração: João Nelo de Oliveira

Público Alvo: Berçário, Educação Infantil, Ensino fundamental I e II.

Apresentação:

Através deste projeto podemos , diversificar o tema abrangente, porém pouco conhecido do ponto de vista histórico, visando tornar notória na vida do educando o significado da Páscoa cristã no Brasil e em outros países.


Justificativa:

Pretendemos com este projeto, focar o sentido da Páscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando à descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo desenfreado.
Procurando com isso auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.

Objetivo Geral:

Proporcionar à criança uma nova visão da celebração da páscoa, fazendo comparações entre a páscoa comercial e a páscoa cristã, buscando assim propiciar momentos de reflexão e tomada de consciência a fim de que, estando em contato com a cultura e a história, através de atividades individuais e coletivas possam também assimilar e praticar valores como solidariedade, amor e piedade.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
  • Vivenciar o sentido da Páscoa;
  • Perceber que é muito bom praticar boas ações e que isso nos faz indivíduos melhores;
  • Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
  • Realizar atividades que proporcionam integração entre o grupo;
  • Dramatizar;
  • Confeccionar lembranças de Páscoa;
  • Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
  • Cantar músicas referentes ao tema;
  • Realizar pesquisas;
  • Trabalhar com material reciclável;
  • Confeccionar cartazes;
  • Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
  • Produzir textos individual e coletivamente;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
  • Socializar com o grupo participando ativamente das propostas de atividades em classe e fora dela;
  • Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma contínua e rotineira;
Língua Portuguesa:

Leitura de textos, poesias e músicas que tratem sobre a Páscoa
Produção textual
Listagem de Palavras
Acrósticos
Coro Falado
Sílabas
Classificação Silábica
Completar e ampliar frases
Adjetivos
Caça Palavras
7 Erros
Consultas ao dicionário
Decifrar códigos
Substantivo Abstrato
Escrita de Frases
Receita
Leitura e produção textual

Matemática

Liga Pontos
Resolução de Problemas
As quatro operações
Centena, dezena e unidade.
Cores e Formas

Ciências

Tipos de Animais
Boa Alimentação
Alimentação dos Animais
Animais e o que nos fornecem

História

A Páscoa dos Judeus
A História do Chocolate
A Páscoa Comercial (Símbolos pagãos)
A celebração da primeira páscoa

Geografia

Celebração da Páscoa pelo mundo
O Egito ( Filme O Príncipe do Egito)
Eventos naturais que ocorreram no Dia da Morte de Jesus.

Desenvolvimento e Estratégias

1ª Etapa

Fazer um levantamento junto aos alunos sobre a forma de celebração da Páscoa em sua casa (rituais tradições).
Questioná-los sobre o significado da Páscoa e expor os fatos descritos na história cristã (Fonte Wikpédia ou anexos Páscoa)
Assistir O Príncipe do Egito e estudar os eventos que antecederam á Páscoa do ponto de vista geográfico.
Analisar e fazer uma linha do tempo entre Páscoa - saída do Egito - passagem do Rio Vermelho. - morte e ressurreição de Jesus.
Assistir vídeo infantil sobre morte e ressurreição de Jesus promovendo debates e explicando e esclarecendo fatos
Explicar através de aula expositiva e explicativa a simbologia da páscoa cristã e da páscoa comercial.

2ª Etapa

Professores devem confeccionar enfeites de porta tema cordeiro pascal, bem como cartaz (detalhes, cruz e cordeirinhos) com o tema você sabia.
O cartaz deve ser utilizado diariamente com uma curiosidade sobre a páscoa que será discutida com os alunos e esclarecida através de aula ou roda de conversa (é importante que a curiosidade seja tema da aula do dia).
Cada turma deve criar um cartaz falando sobre a páscoa, enfeitando com os símbolos e seus significados (o cartaz pode ser preenchido com atividades realizadas pela turma).
Professores deverão confeccionar caixinhas com detalhes de Páscoa Cristã onde serão colocados docinhos, pãezinhos ou biscoitinhos ou promover oficina em que as crianças confeccionarão suas caixinhas e guardarão para ao final do projeto trocar em amigo secreto. No dia do amigo secreto disponibilizar mini pãezinhos ou biscoitos caseiros pra que cada aluno encha sua caixa.


3ª Etapa

Cada aluno será responsável por confeccionar 2 cordeirinhos pequenos cobertos com algodão colorido.
Os cordeirinhos terão um carimbo especial usado pela professora para identificar os cordeiros da turma.
Cada professor realizará a atividade Cordeirinho escondido ou haverá um dia em que toda escola estará inserida no processo.

Cordeirinhos Escondidos.

Junta-se os cordeirinhos confeccionados pelos alunos  e esconde-se em locais estratégicos dentro das salas de aula  ou por toda escola.
As crianças em um tempo determinado pelo professor sairão á procura do cordeirinho individualmente ou em grupo.
Cada cordeiro vale 10 pontos.
Após a brincadeira o professor fará a contagem dos cordeiros e somará a fim de encontrar o campeão.
Pode-se estipular número de pontos de cada cordeiro partindo das cores ( azul 20 pontos  amarelo 15 pontos etc ...) desse modo o professor trabalha operações com as turmas adiantadas.

4ª Etapa – Jogos de Sala

Procurando o cacho de uvas.

O professor deve esconder um cacho de uvas de plástico ou cera em um ponto estratégico da sala e pedir que os alunos saiam em busca dele.
Pode se fazer a brincadeira tipo quente e frio...
O aluno que achar o cacho de uvas primeiro e sem fazer bagunça ganha um brinde.

  • Uma outra forma é pedir que os alunos encontrem o cacho de uva, mas apenas avise ao ouvido do professor que o encontrou, sem apontar e em silêncio.
  • A cada dia seria interessante o professor esconder um símbolo da páscoa.

Coma o pão e não sorria

Crianças em círculo.
O professor deve entregar um pão pra um aluno  que  deverá tirar um pedaço e olhar fixamente pra seu colega sem sorrir até ter mastigado e engolido pra passar pra seu colega que passará adiante do mesmo modo.
Quem sorrir sai da brincadeira até que se tenha um ganhador.


Campeonato Jogo da Memória Símbolos da Páscoa

Desenvolve-se um campeonato de símbolos da páscoa eliminando os alunos que estarão divididos em grupos de 4 até que se chegue á um campeão.


Quebra Cabeças de Palito de Picolé

O professor disponibilizará as figuras sobre a ressurreição ou símbolos da páscoa e os alunos montarão os quebra cabeças e trocarão entre si como forma de integração e gentileza.


5ª Etapa:

Culminância:

Festa Celebração (café da manhã)
Montagem de mesa com os símbolos da Páscoa.
Montagem de uma segunda mesa com frutas pra degustação dos convidados e alunos.
Exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.
Premiação de melhor cartaz montado
Apresentação de coreografia montada pelas crianças com a música.
Sugestões de Músicas
O Amor do Nosso Deus ( Diante do Trono)
Chuá- chua ( Diante do Trono)
Não foi o coelhinho que morreu na Cruz
Premiação de melhor coreografia e prêmio por participação das outras turmas.
Apresentação de grupo de coreografia (convidado).
Troca de caixinhas recheadas através de amigo doce.
Entrega de lembrança elaborada pela escola.

Avaliação:

Será realizada de forma contínua através das observações diárias feitas pelo professor, bem como através de realização de atividades individuais e em grupo e acompanhadas pelo orientador.


PROJETO CARNAVAL
TEMA: Ciranda da Fantasia
SUBTEMA: carnaval com Alegria
JUSTIFICATIVA: Englobar o referido tema na prática diária do professor levando em consideração a fantasia do aluno, usando alguns personagens como a turma da Mônica, o sitio do pica pau amarelo e a turma do  chaves.
OBJETIVOS:
ü  Despertar o interesse do aluno pelos personagens da nossa fantasia.
ü  Trabalhar o carnaval de maneira criativa.

   DURAÇÃO: 20 dias letivos            INÍCIO: 03/02                         TERMÍNO: 28/02

ØCULMINÂNCIA: Na praça do estudante no dia 28/02/ 2014
Ø  EDSÂNIA: Animadora
Ø  LOCUTOR: João Nelo
Ø  FOTOGRAFO:
Ø  FILMAGEM:
COOPERADORES DO DESFILE
Ø  1º nível, 2º nível e 3º nível: Ana Paula, Andreia e Bruna.  (Turma da Mônica)
Ø  1º 2º e 3º ano: Geane, Edsânia e Samara. (Sitio do pica-pau amarelo)
Ø  4º, 5º, 6º ano: João Nelo, Renata e Rubia. (A turma do chaves)
Ø  Pais e convidados: Rayane
Ø  Sara: Apoio
APRESENTAÇAO
NO DESFILE: João Nelo (locução)
Ø  Bloco 1:  Edsânia: Inicio
Ø  Bloco 2:  1º momento: (Origem do carnaval, origem do  NECE)
Ø  Bloco 3: níveis 1 ao 3º
Ø  Bloco 4: 4º ao 6º ano, (os pais dançando uma marchinha)



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – TOUROS/RN
NÚCLEO EXPANSIVO CURSO E ESCOLA



Projeto:

Maleta de Leitura


·                                    Justificativa:

     Tendo em vista que a escola deve oferecer aos alunos o acesso a diversos tipos de gêneros textuais e que através do contato com os mesmos cada um com certeza deverá ampliar seus conhecimentos e o gosto pela leitura.


         Objetivos:

   -Desenvolver aptidões e habilidades prévias à aquisição da linguagem escrita;
   -Despertar o interesse, a curiosidade e o prazer pela leitura;
   -Ler e reler textos que os alunos conhecem de memória;
   -Ampliar o vocabulário e promover a aquisição das bases alfabéticas e ortográficas;
   -Enriquecer o vocabulário.


·         Conteúdos:

   -Listas;
                    -Bilhetes;
  -Contos;
  -Fábulas;
  -Receitas;
  -Poesias;
  -Cantigas;
  -Gibis

 
      Estratégias:

Despertar no aluno o desejo e o gosto pela leitura, dessa forma, a apresentação dos diversos tipos de gêneros textuais. Onde a leitura deve ser um momento agradável para o aluno.

         Desenvolvimento:

Os textos serão trabalhados de formas diferentes, adaptando as atividades (textos fatiados, livros de cantigas, fábulas, poesias, interpretação de textos, cadernos de textos, reescrita, produções, etc.)  as séries e as fases dos alunos.
Lembrando que cada aluno levará para casa a maleta de leitura na sexta-feira para juntamente com os pais serem lidos diversos tipos de leituras que contenham na maleta.


  Material:

-Livros diversos;
-Diversos materiais impressos;
-Caderno de textos;
-Cartazes;
-Textos fatiados;
-Fábulas;
-Maleta;

Duração:

Esse projeto deverá ser trabalhado o ano todo.


 Avaliação:

Ocorrerá de forma contínua, analisando o interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas ( respeitando o ritmo de cada aluno).


 Culminância:
Apresentação dos trabalhos realizados em uma exposição na escola no final do ano letivo.


          

             Touros, 20 de Janeiro de 2014.




___________João Nelo de Oliveira____________
                
Coordenação Pedagógica



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – TOUROS/RN
NÚCLEO EXPANSIVO CURSO E ESCOLA   
   
Projeto: Minha Mãe, Minha Amiga!





 JUSTIFICATIVA

       A Mãe constitui-se a como a primeira referencia da criança. Por ser essa pessoa tão importante e especial na formação das crianças que deve ser valorizada. Busca-se com esse projeto, trabalhar o tema Mãe com os alunos do maternal, educação infantil, ensino fundamental I e II, contribuindo para o desenvolvimento da afetividade e o reconhecimento importância das mães em nossas vidas.

OBJETIVO GERAL

     Sensibilizar as crianças sobre a importância de dedicarmos um dia a pessoa que é tão especial para ele.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·      Reconhecer a importância da figura mãe;
·      Promover e estimular a linguagem oral e escrita;
·      Estabelecer e ampliar as relações afetivas entre a criança e a mãe;
·      Desenvolver atenção e a criatividade;
·      Desenvolver coordenação motora e expressão corporal;
·     Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejo e necessidades;
    
METODOLOGIA

·              Conversa informal sobre o tema;
·              Brincadeira faz de conta;
·              Músicas
·              Apresentações
·              Confecção de cartão para mamãe
·              Confecção de cartaz
·              Confecção de livrinho para as mães
·              Chá da mamãe com a participação das mães
·              Mensagem para as mães com fotos dos alunos no data show
·              Entrega do livrinho pelos alunos as suas mamães

RECURSOS

·     Papéis variados
·      Tinta / pincel
·       Cd / aparelho de som
·       Data show

VALIAÇÃO

A avaliação será continua ao logo do projeto, através da observação diária da criança no desenvolvimento de suas atividades e após o desenvolvimento do projeto através de uma roda de conversa onde os alunos falarão sobre as atividades desenvolvidas.

CULMINÂNCIA

Será realizado um jantar todo especial na escola com o tecladista Itálo Show, com apresentações dos alunos, cada turma irá apresentar uma coreografia.

Projeto: Escola sustentável


Modelo de escola sustentável. Maquete: Alessandro Meiguins, Eduardo Denne e Fabiano Silva; foto da maquete: Dercílio;
Objetivos
  • Geral: Implantar práticas sustentáveis na escola.
  • Para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários: Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas.
  • Para os alunos: Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
  • Para a comunidade do entorno: Ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação.

Conteúdos de Gestão Escolar
  • Administrativo: Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas).
  • Comunidade: Envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e a realização de interferências na paisagem.
  • Aprendizagem: Desenvolvimento de habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade.

Tempo estimado
O ano todo.

Material necessário
Contas de luz e água, plantas do projeto da escola, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, papeis para mapas e croquis e material escolar em geral.

Desenvolvimento
1ª etapa - Planejamento em equipe
Reúna os funcionários e inicie uma conversa sobre a importância de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental. Proponha a formação de grupos que avaliarão como a escola lida com os recursos naturais, o descarte de resíduos e a manutenção de áreas verdes ou livres de construção. É importante que a composição das equipes esteja acordada por todos, assim haverá motivação e interesse. Você, gestor, pode organizar a formação dos grupos, estimar os tempos e objetivos das tarefas e sugerir parcerias. Por exemplo, funcionários da secretaria que cuidam da compra de alimentos podem atuar com a equipe da cozinha.

2ª etapa - Diagnóstico inicial
Oriente cada grupo a fazer uma avaliação atenta do assunto escolhido. Por exemplo, a equipe que analisará o uso da energia deve levantar informações sobre a distribuição de luz natural, os períodos e locais em que a energia artificial fica ligada, as luminárias usadas e a sobrecarga de tomadas. Já o grupo que cuidará da água levantará o consumo médio na escola e verificará as condições de caixas- d’água, canos e mangueiras. No fim, os resultados devem ser compartilhados com a comunidade escolar.

3ª etapa - Implantação
Com base no diagnóstico inicial, monte com os grupos um projeto que contemple os principais pontos a serem trabalhados. Algumas soluções são: 
  • Energia - Incentivar a todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers. 
  • Água - Providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza do edifício. Se houver espaço e recursos, construir cisternas é uma boa opção para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chão e regar áreas verdes. 
  • Resíduos - Caso não haja coleta seletiva pelo serviço público, deve-se buscar parcerias com cooperativas de catadores. Além disso, é possível substituir, sempre que possível, sulfite, cartolina, isopor e EVA por papel craft reciclado e trocar o cimento pela terra prensada na construção de alguns equipamentos, como bancos no jardim. Outras iniciativas: manter composteiras para a destinação do lixo orgânico e a produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida e promover o uso e o descarte corretos dos produtos de limpeza. 
  • Biodiversidade - Investir no aumento da superfície permeável e de áreas verdes cria espaços para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais, além de refrescar o ambiente, diminuir a poeira e aumentar a absorção de água da chuva.

4ª etapa - Definição de conteúdos disciplinares
Em reuniões com coordenadores e professores, levante os conteúdos pedagógicos que podem receber o apoio do projeto ao ser trabalhados em sala, como:
  • A importância da água para a vida na Terra;
  • O desenvolvimento dos vegetais;
  • A dinâmica da atmosfera terrestre;
  • As transformações químicas;
  • Os tipos de poluição;
  • Os combustíveis renováveis e não-renováveis;
  • As cadeias alimentares;
  • Os ciclos do carbono e do nitrogênio;
  • A importância dos aquíferos;
  • O estudo das populações, entre outros.

5ª etapa - Sensibilização da comunidade
Para aproximar as famílias e permitir que elas também apliquem as ações sustentáveis do projeto em seu dia a dia, é preciso envolvê-las desde o início. Nesse sentido, o diretor pode convocá-las a participar de reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentar as reduções nas contas de água e de luz e convidá-las a ver de perto a preocupação ambiental aplicada nos diferentes locais da escola.

6ª etapa - Manutenção permanente das ações
Acompanhe o andamento das mudanças, anotando os resultados e as pendências. Reúna os envolvidos para fazer as avaliações coletivas das medidas adotadas. Não hesite em reforçar os princípios do projeto sempre que julgar necessário e procure levar em consideração novas sugestões e soluções propostas por alunos, educadores ou famílias. É importante ter em mente que essa manutenção deve ser permanente e não apenas parte isolada do projeto.

Avaliação
Retome os objetivos do projeto, recordando o que a escola espera alcançar, e questione se eles foram atingidos, total ou parcialmente. Monte uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retome aqueles que merecem mais aprofundamento. Avalie também o envolvimento da equipe e dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.


Projeto: 
Consultoria: Neide Nogueira
Coordenadora do programa de educação ambiental do Cedac, em São Paulo.

Sueli Angelo Furlan
Selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.




NÚCLEO EXPANSIVO CURSO E ESCOLA
RUA ADRIANA DANTAS RIBEIRO
CENTRO, TOUROS, RN


NECE: CIDADE JUNINA
Rumo a Copa do Mundo




PROGRAMAÇÃO


1.    Apresentar de forma criativa a história do futebol (através de teatro, coreografia ou paródia);
2.    Apresentar um forró pé de Serra (estilo Copa do Mundo);
3.    Apresentar um desfile representado cada país participante da Copa do Mundo de 2014;
4.    Apresentar a música tema da copa do Mundo;
5.    Apresentar uma Quadrilha Matuta (estilo Copa do Mundo).









________João Nelo de Oliveira________

Coordenação pedagógica

















ria, fazendo correspue os alunos conhecem de mempela leitura;
erso




Nenhum comentário:

Postar um comentário