14 de abr. de 2014

13 de Abril: Dia dos Jovens e do Hino Nacional e do Office-Boy

13 de Abril - Dia do Jovem

Dia do Jovem
O dia 13 de abril é dedicado à comemoração do dia do jovem. A juventude, segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, é a fase que acontece entre os quinze e vinte e quatro anos de idade, onde o jovem começa a apresentar sinais de maturidade diante da vida. Os jovens representam mais de um terço da população mundial, o que indica mais esperança de um mundo melhor.

Se o jovem se mostra responsável, seguro de seus atos, uma pessoa de bem, torna-se aceito pela sociedade. Se for uma pessoa rebelde, irresponsável, que não respeita os direitos dos outros e infringe as leis, será punida por isso.

Cabe à sociedade preocupar-se com os problemas da juventude - a saber: uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar - soluções para atenuá-los ou eliminá-los.

A juventude é uma fase de experimentação em que valores e convenções estão em jogo. Todo jovem tem o ideal da autonomia, ou seja, ser reconhecido como alguém cuja voz e opinião podem ajudar a mudar o estado das coisas. Ao estimular essa autonomia intelectual e a participação nos principais problemas de sua comunidade, a sociedade estará formando pessoas capazes de agir e influenciar na vida política, social e cultural de um país, de um estado ou de uma região. Estará, enfim, formando cidadãos mais conscientes e preparados na busca de um futuro melhor para todos.

13 de Abril: Dia do Hino Nacional Brasileiro


O Hino Nacional é tocado em festas cívicas


O Hino Nacional é tocado em festas cívicascomemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.

Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.

Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.

A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.

Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.

Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.

O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Dia 13 de Abril – Dia do Office-Boy

13 de Abril de 2013 às 15:02
Esta é a profissão em que  a grande maioria dos jovens inicia sua carreira no mercado de trabalho. Geralmente menores de idade começam a trabalhar desempenhando esta função. Eles desempenham serviços diversos para empresas e escritórios, como pagamentos bancários, entregas de documentos, busca de algo necessário ao trabalho da empresa e até aquele famoso quebra galho para a galera do escritório.


Quase que todas as empresas tem alguém nessa função. Geralmente são pessoas ágeis e que conhecem a região onde trabalham como poucos. Mesmo os que estão começando, com o tempo já estarão conhecendo tudo sobre a região e sua cidade, até pelas andanças para executarem seus serviços. Existem casos de grandes executivos e empresários que começaram a sua carreira profissional em determinadas empresas como Office-Boys. Conhecendo muito bem a empresa, eles acabam conquistando a confiança de seus superiores e com o tempo, vão conquistando espaço interno.


Mas não são só jovens que fazem parte dessa profissão. Ultimamente surgiu no Brasil uma nova categoria: os Office-Boys idosos. Aproveitando os benefícios legais que a idade lhes proporciona, tais como o não pagamento da passagem de transporte público e filas exclusivas em bancos e repartições, as empresas têm contratado cada vez mais trabalhadores acima de 60 anos para essa função.
O britânico Jim Clements, 100 anos, aposentou-se em 1978, mas ficou tão entediado que voltou a trabalhar em uma empresa de segurança. Ele é considerado o "office boy" mais velho da Grã-Bretanha.
http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2013/01/30/aos-100-anos-office-boy-mais-antigo-da-gra-bretanha-nao-pensa-em-parar-de-trabalhar.jhtm


A sabedoria e a paciência que o idoso adquiriu com a idade também podem ser compartilhadas com toda a equipe. Além de ser um complemento para sua aposentadoria.


A todos os Office-Boys que passam horas na fila pagando nossas contas, que pegam ônibus lotado, que as vezes parecem atletas correndo por entre carros. Vocês merecem mais que uma medalha.......... o nosso reconhecimento.


 Parabéns pelo seu dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário