Você sabe por que a celebração é nesta data?
Você sabia que 13 de maio é o Dia do Automóvel no Brasil? E é
oficial: foi criado em 1934, por Getúlio Vargas, que assinou o decreto
24.224. E por que 13 de maio? Há explicações divergentes.
A primeira viagem de carro Uma
das versões sobre a origem do Dia do Automóvel afirma que a data seria
uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do
primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.
Há relatos de que a alemã seria patrocinadora dos experimentos do
marido com motores de dois tempos, o que após alguns anos leovu à
criação, em 1885, do veículo de três rodas à gasolina. O automóvel, que
chegava a 13 quilômetros por hora, é tido como o primeiro criado com
intenção de venda, mas quem iria acreditar que ele era seguro, em uma
época onde "coisas que se mexem sozinhas" eram consideradas estranhas?
Bertha Benz, esposa do criador do Motorwagen, fez a primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888.
Para provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para a primeira viagem de longa sp; Bertha Benz, esposa do criador do Motorwagen, fez a primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888.
Para provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para a
primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888: e
não foi sozinha, levou seus filhos Eugen e Richard, de 13 e 15 anos,
junto. De Mannheim, onde Benz tinha sua oficina de motores, até
Pforzheim, cidade natal
da corajosa mãe, foram três dias e 194 quilômetros. O Linogrin - nome da
época para a gasolina - que abastecia o tanque de 4,5 litros foi
comprado em uma farmácia no meio do caminho, uma vez que ainda não havia
postos de combustível. Os
freios, feitos de couro, foram substituídos por material novo, que a
alemã encomendou numa mercearia local, e o carburador foi a própria
Bertha que limpou, com um alfinete de seu chapéu.
A rota percorrida pelo exemplar número 3 do Motorwagen é um patrimônio histórico da humanidade desde 2008, e a história do passeio é descrita pela ONG Berta Benz Memorial Route. Apesar de
tantos detalhes sobre a viagem, as datas exatas de partida e chegada se
perderam com o tempo, sabendo-se hoje, apenas, que o mês da aventura
foi agosto - ou seja, não faria sentido ser este o motivo de celebração
do Dia do Automóvel em 13 de maio.
O primeiro carro de passeio brasileiro Outra
versão para a escolha de 13 de maio como o Dia do Automóvel é de que a
data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de
passeio brasileiro - anteriormente, apenas utilitários como DKW
Universal, Jeep Willys e Kombi haviam sido fabricados no país. O modelo
da Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
DKW Belcar 1000 tinha três cilindros, cada um com um sistema de ignição diferente; portas eram do tipo "suicida".
A primeira estrada pavimentada do Brasil Uma
terceira hipótese quanto à origem do Dia do Automóvel no país é a
abertura da primeira estrada pavimentado do Brasil. A rodovia que liga a
cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, cerca de 66 quilômetros ao
norte, foi inaugurada em 13 de maio de 1926, e tinha até sinalização -
embora as placas fossem de cimento, e não de metal, como atualmente.Independente da razão da escolha da data, vale a comemoração do Dia do Automóvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário